Hotel Fazenda Dona Francisca – Licenciamento Ambiental
Março 11, 2015
CERTIFICAÇÃO FLORESTAL
Abril 15, 2015

Um sonho para o pequeno agricultor rural, assim como para diversos brasileiros que desejam preservar a vegetação em sua propriedade começa a se tornar realidade. O governo do Estado de Santa Catarina começa a tornar realidade ações previstas no programa SC Rural o qual faz parte do Programa Microbacias 1 voltado para a conservação do solo e da água e o Microbacias 2 que  incentiva a organização das comunidades e agricultores com a criação das Associações de Desenvolvimento das Microbacias. Com início em 2011 e com duração de seis anos, o Programa SC Rural busca aumentar a competitividade das organizações da agricultura familiar.

Agricultura familia

Programa SC Rural, Microbacias 3. Fonte: Globo Rural Online

O programa prevê o pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a agricultores familiares selecionados pela FATMA e pela EPAGRI. Esses produtores possuem áreas de corredores ecológicos em suas propriedades e receberão os valores de até R$ 350 por hectare preservado, sendo isso limitado a 3 hectares. Pouco! sim, mais conforme falou o Eng. Natanael Gomes de Lima Filho, da Emater/PR – Esses agricultores precisam de incentivos, pois a atividade no campo é muito pouco remunerada.

A lei ambiental exige a preservação da vegetação em propriedades rurais na forma de Reserva Legal, o que para o pequeno agricultor isso significa menor produtividade. E agora com o estímulo a preservação ambiental iniciaremos uma nova etapa para todos aqueles que tem um pedaço de terra e desejam preserva-lo.