PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
Março 27, 2015
Cadastro Ambiental Rural – Prorrogado por mais 1 ano
Abril 25, 2015

selo_fsc1A certificação florestal  garanti que a madeira utilizada em determinado produto é oriunda de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, e no cumprimento de todas as leis vigentes.

 A certificação é uma garantia de origem que serve também para orientar o comprador atacadista ou varejista a escolher um produto diferenciado. Ao mesmo tempo, permite ao consumidor consciente a optação de um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais.

Para isso, o processo de certificação deve assegurar a manutenção da floresta, bem como o emprego e a atividade econômica que a mesma proporciona.

Atualmente os produtos de origem florestal apresentam um selo verde (FSC – Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) ele é reconhecido no mundo todo e foi criado  com o objetivo de difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência no longo prazo.

Sendo assim, o FSC criou um conjunto de regras reconhecidas internacionalmente, chamadas Princípios e Critérios, que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica, e são os mesmos para o mundo inteiro.

O FSC atua desenvolvendo os princípios e critérios (universais) para certificação; credencia organizações certificadoras especializadas e independentes; e apóia o desenvolvimento de padrões nacionais e regionais de manejo florestal, que servem para detalhar a aplicação dos princípios e critérios, adaptando-os à realidade de um determinado tipo de floresta.

Quando se identifica o selo FSC no produto, sabe-se que a floresta da qual ele é oriundo está sendo explorada de acordo com todas as leis vigentes e de forma correta do ponto de vista ecológico, social e econômico. Isso diferencia o produto de outros similares e agrega valor. E estende a toda a cadeia de produção e comércio os benefícios da certificação.

Fonte de pesquisa: www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/certificacao_florestal