Águas de Bombinhas: Estudos de conformidade ambiental (ECA) de sistema de tratamento de água potável
Deputados aprovam projeto que transforma Fatma em Instituto
Dezembro 7, 2017
DIAGNÓSTICO DO MEIO BIÓTICO – ETE PARAISO
Julho 30, 2018

Em julho de 2017 a Neo Green Consultoria Ambiental elaborou um Estudo de Conformidade Ambiental – ECA, nos moldes de EAS (Estudo Ambiental Simplificado) para a Companhia Águas de Bombinhas, empresa responsável pelo tratamento e distribuição de água potável em Bombinhas/SC.

O ECA teve como objetivo identificar as características dos diversos componentes dos meios físico, biótico e antrópico, visando avaliar os impactos causados pela operação do Sistema de Abastecimento de Água.

Em 2010, Bombinhas contava com 14.312 habitantes, sendo que atualmente 100% do município é atendido pelo abastecimento de água potável, proveniente da Estação de Tratamento de Água – ETA.

Em relação ao saneamento, é compromisso da Companhia Água de Bombinhas instalar rede, coletar e tratar 97% do esgoto até 2021, avançando gradativamente nos anos seguintes. Atualmente, apenas 18% do esgoto produzido em Bombinhas têm destinação adequada.

O estudo desenvolvido pela Neo Green contribuiu para a obtenção da Licença Ambiental de Operação da ETA de Bombinhas e foi elaborado seguindo a Resolução CONSEMA nº. 01/06, art. 6º, onde é disposto que o licenciamento ambiental de regularização necessita da elaboração do Estudo de Conformidade Ambiental.

 

ETA tratamento de água ECA Estudo de Conformidade Ambiental Licenciamento Consultoria Ambiental

Estudo de campo na barragem de captação de água de Zimbros.