Estação de Tratamento de Esgoto Jd. Paraíso – Joinville
Curso: Criando Arquivo “shapefile”
Agosto 31, 2018
Licenciamento ambiental é vacina contra desastres ambientais
Fevereiro 2, 2019

Ao longo das últimas décadas, Joinville conquistou importantes índices econômicos e de qualidade de vida. Contudo após muito tempo, as obras para coleta e tratamento de esgoto avançaram nos últimos anos, mas ainda estão muito longe de ser o ideal para a cidade mais populosa de Santa Catarina. A Companhia Águas de Joinville tem a previsão de aumentar o índice para 70% até 2023, a empresa trabalha também com outros projetos de ampliação da rede, um deles está na parte final do licenciamento ambiental e a Neo Green Consultoria Ambiental é a empresa contratada para realizar o Levantamento da Fauna e da Flora para ampliação do Sistema de Tratamento de Esgoto do Jardim Paraiso.

Desde Maio de 2018 a Neo Green está elaborando documentações e relatórios para a companhia, e atualmente está na segunda campanha de campo, levantando as espécies da avifauna, herpetofauna, mastofauna, ictiofauna, e biota aquática do rio Cubatão Norte, a primeira campanha de campo aconteceu em Novembro de 2018, e foi acompanhada pela comunidade local.

A Bióloga Patricia de Luca Greff está coordenando os trabalhos, ela tem mestrado em Biotecnologia ambiental, e atua a 15 anos como consultora ambiental na região de Joinville.

O Levantamento da fauna e da flora é um importante documento no processo de licenciamento ambiental da atividade, o qual dá garantias a toda a comunidade de que a legislação ambiental está sendo aplicada.

O termino dos estudos está previsto para maio de 2019. Após este período os trabalhos serão avaliados pelo órgão ambiental, para enfim ser emitido a licença ambiental.

Levantamento da Fauna