Programa Carbono Neutro 2030

O acordo de Paris assinado em 2015, teve como objetivo principal estabelecer metas aos países signatários, afim de impedir o aquecimento da temperatura global para 1,5°C até o final do século 21.

Cada país estabeleceu metas de redução de GEE, através das NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada). Sendo assim, o Brasil estabelecei como meta reduzir suas emissões em até 50% até 2030 e alcançar as emissões liquidas neutras até 2050, ou seja, tudo o que o país emitir poderá ser compensado com fontes de captura de carbono, plantio de florestas, recuperação de biomas e outras tecnologias.

O alcance das metas de redução das emissões e remoção dos gases de efeito estufa, definidos na NDC brasileira até 2023 depende de medidas de governança e da adoção de melhores práticas por tomadores de decisão dos setores púbicos e privados. Estas ações combinam políticas de comando e controle e de incentivos conhecidas, mas que precisam ser plenamente implementadas ou aprimoradas, como o Código Florestal, SNUC, Plano Safra, plano ABC. Para tanto é necessário

financiamento deve ser oriundo de investimentos para a adequação ambiental de imóveis rurais, de negócios e cadeias produtivas florestais e agroflorestais, da intensificação da pecuária e da agricultura de baixo carbono.

O incentivo para redução de emissões dos diversos setores, pode e deve ser vislumbrado anualmente, com incentivos financeiros, de marketing e demandas sociais de atendimento ao sistema ESG.

O PROGRAMA CARBONO NEUTRO 2030 elaborado pela Neo Green Consultoria Ambiental, considera todos os aspectos da NDC brasileira, incentivando a redução ou remoção de carbono anualmente além de compensar as emissões residuais das atividades e aumentar a quantidade de florestas, sendo voltado para o sistema ESG.

A NEO GREEN

A Neo Green empresa brasileira, localizada em Joinville, estado de Santa Catarina desenvolve projetos de geração de creditos de carbono alinhados com os mais rigorosos sistemas metodológicos mundiais. Atuando a 10 anos no mercado de meio ambiente já desenvolveu mais de 1000 projetos ambientais em todo o país. Atua a 5 anos no mercado de mudanças climáticas e de carbono, desenvolvendo estudos e projetos para industrias, eventos, florestas e agricultura.

Atualmente a empresa em conjunto com proprietários desenvolveu 4 grandes projetos de carbono que estão em processo de certificação. A mesma se posiciona no mercado de carbono com os 7 maiores players de desenvolvedores do Brasil.

Focada nas florestas e na agricultura de baixo carbono, vem transformando vidas, gerando qualidade ambiental e mitigando as mudanças climáticas.

OBJETIVO DO PROGRAMA

Gerar valor a empresa/indústria/evento, mediante a obtenção do selo carbono neutro anual até 2030, mediante a medição das emissões com a redução anual de emissões, compensação de carbono emitido apoiando projetos de manutenção da floresta em pé.

ASPECTOS LEGAIS

Ser uma empresa Carbono Neutro exige a realização de cálculos e monitoramento das emissões de CO2 equivalente geradas pela atividade e também a redução deste impacto ao máximo possível. As emissões não suprimidas podem ser compensadas por meios como aquisição de créditos de Carbono, reflorestamento e garantia de manutenção de florestas.

A compensação de carbono é possível através da recuperação e preservação de ecossistemas aquáticos e florestais, que desempenham um papel vital na captura de dióxido de carbono na atmosfera.

Ecoempreendedores podem compensar as emissões de carbono realizando trabalhos que visam à recuperação e preservação de florestas e oceanos. A cada CO2e sequestrado, eles geram um crédito que pode ser negociado com aquelas organizações que ainda não foram capazes de eliminar completamente suas emissões, permitindo que alcancem a neutralidade climática.

Assim, as empresas devedoras têm a oportunidade de adquirir créditos de carbono para que os credores aproveitem e façam investimentos para a preservação da natureza. Esta ação leva ao aumento da recuperação de áreas degradadas, a redução da poluição no ar e a diminuição dos efeitos nos ecossistemas globais.

REQUISITOS

1°. Elaborar anualmente o Inventário de GEEs em nível de escopo 1 e 2.

2°. Implementar ações de redução de emissões anuais conforme definido no projeto de descarbonização da empresa.

3°. Reduzir anualmente as emissões de GEES, conforme definido no relatório de descarbonização

4°. Compensar as emissões residuais do ano base

COMO PARTICIPAR

1) COMO RECEBER O SELO ANUALMENTE?

Para receber o selo anualmente, a empresa deverá cumprir as metas definidas abaixo:

No ano 1 (primeiro inventário) a empresa deverá compensar 100% das emissões de carbono equivalente.

No ano 2 (segundo inventário) a empresa deverá cumprir as metas de redução de emissões e realizar a compensação das emissões residuais.

Nos anos seguintes a empresa deverá cumprir as metas de redução de emissões e realizar a compensação das emissões residuais.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

– Atende metas ESG solicitadas no Mercado Global.

– Demonstra o comprometimento da empresa com as metas do país (Brasil)

– Demonstra que a empresa conhece o seu potencial de aquecimento global e está comprometida a reduzir seu impacto nas mudanças climáticas.

– Comprometimento da empresa em reduzir as emissões de carbono e o aquecimento global.

– Desenvolvimento de produtos com pegada mais limpa.

– Acesso aos mercados internacionais mais exigentes, com entrega de produtos neutros em carbono.

– Marketing verde das ações reais da empresa.

– Posicionamento através do impacto ambiental positivo frente aos concorrentes.

– Benchmark de mercado

– Preparação às políticas de regulação de emissões de carbono.

– Participar do mercado nacional e internacional de carbono

COMO USAR O SELO

  1. O selo é emitido no ano seguinte ao ano base do Inventário, ou seja, inventário de 2022 com emissão de selo 2023.
  2. O selo poderá ser emitido em qualquer tempo no ano.